domingo, 2 de outubro de 2011

Tarefa 5

O que as empresas buscam em um profissional?

Vivemos em um tempo onde apenas apresentar um bom currículo não é o suficiente.


 A formação acadêmica é indispensável e os cursos extras já aparecem como itens obrigatórios.


 O mercado de trabalho exige do profissional além do conhecimento, que ele seja formado como pessoa.  Na disputa de uma vaga é levado em conta o diferencial do candidato e que ele atenda os principais requisitos estabelecidos pela empresa.


A globalização e a competitividade do mundo moderno implicam no aperfeiçoamento do profissional.


 Cada vez, mais valores são avaliados e buscados pelas empresas. Essas características compõem as competências do individuo. É preciso estar em constante busca do conhecimento, ter a habilidade de trabalhar em equipe e uma série de atitudes em um fundamento ético e moral. 



A era da comunicação não permite a estagnação, a constante velocidade das informações exige que o profissional esteja sempre atualizado.


O desempenho da empresa depende diretamente de seus funcionários. Agilidade, Velocidade e Organização são indispensáveis para bons resultados. 


A lealdade com a empresa voltou a ser um fator importante após a crise de 2008 que desde 2000 tinham sido deixado de lado. 


O comprometimento do empregado é sempre percebido e melhor ainda seguido de iniciativa fazendo parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam.  


O que vale é quanto de amor eu coloco no trabalho e até o quanto eu me dedico a ele.


O trabalho em equipe é o ponto em destaque avaliado nos candidatos. 


Os funcionários devem saber respeitar a opinião de cada um, manter a motivação no ambiente de trabalho, e contribuir com ideias criativas.


 A autoliderança torna o diferencial em um empregado. Aquele que sempre se mostrar interessado, organizado e comprometido com o que faz e consegue se adaptar facilmente as mudanças. 


Ser multifuncional é uma característica do mundo atual, que exige além da especialização em uma determinada área o conhecimento geral e uma visão global.


É preciso que haja comunhão de valores e ideias para promover a integração na relação funcionário-empresa.


A responsabilidade social e o respeito ao meio-ambiente são indispensáveis para a sustentação do negócio. Estes papel deve ser assumido pela empresa e sendo assim pelo empregado.

Através destes valores podemos encontrar um equilíbrio entre empresa bem sucedida e profissional qualificado gerando melhor desempenho do mercado de trabalho.


No Brasil a formação profissional é constituída de níveis básico, médio e superior. 
O ensino básico é composto por educação infantil e ensino fundamental. É destinado a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, em geral correspondente aos primeiros estágios do processo de alfabetização. O ensino médio toma-se posse dos conhecimentos mínimos para uma cidadania completa. O mais elevado dos sistemas educativos é o ensino superior, realizado em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores. Essa ultima etapa confere um grau acadêmico ou diplomas profissionais.



O Sistema S aplicado no Brasil e garantido na constituição, possui onze contribuições de categorias profissionais. Essas instituições preparam e qualificam o profissional para o mercado de trabalho.Entre elas se destacam:

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SESI - Serviço Social da Indústria
SESC - Serviço Social do Comércio
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas



A GGS MANDANDO A REAL:
Na hora de escolher um candidato, o que, na opinião da equipe, eles consideram mais importante?
O currículo é a porta de entrada para uma vaga. Nele o candidato deve apresentar sua formação profissional. Porém na hora da contratação a empresa busca a formação como pessoa. Desde que começam a nos educar os principais valores que são ensinados são o respeito, a responsabilidade e a ética. Em um teste para um emprego tudo é considerado, porém a primeira vista estes valores são os que se destacam, pois determinaram o desempenho do profissional dentro da empresa.
 O respeito pela empresa, pelos funcionários, fornecedores e clientes é essencial para um bom desempenho no mercado de trabalho. Todos são necessários para o funcionamento do negócio e só com o respeito é que se pode ter esta relação.
A responsabilidade caracteriza se o funcionário é ou não dedicado ao seu trabalho e o quanto ele se importa com a empresa. Em um mercado competitivo como o de hoje quem não cumprir com prazos e metas acaba ficando a margem.
A ética define o caráter do individuo. A ética profissional inclui os outros dois valores: o respeito e a responsabilidade. Ela é baseada no agir humano em busca do bem comum e da realização individual.
É por essas três características que o profissional será primeiramente observado, mas não são únicas. Ele será avaliado por completo e o trabalho em equipe, a comunicação, a iniciativa serão indispensáveis para sua contratação. É preciso encontrar um equilíbrio entre o conhecimento que se o profissional possui, a habilidade de saber onde usá-lo e atitude de fazer acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário